quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Educar é formar

A educação está em constante mudança, mas sempre foi assunto discutido por estudiosos e de papel fundamental para a formação do indivíduo como pessoa física, e além do mais, está intimamente ligado as relações de convivência em sociedade.
Educar não é tarefa simples e não é responsabilidade de uma única pessoa, família e educadores devem trabalhar juntos para dar estrutura às crianças desde muito pequenas. E não há uma fase de educar, isso deve ser construído a vida toda, pois o mundo está sempre se modificando e as pessoas devem acompanhar essas transformações.
Não importa o tempo que passe, os ensinamentos serão sempre necessários para a formação ética e moral de um cidadão. Saber o que houve no passado é indispensável para entender o presente e fazer projeções para o futuro O ser humano almeja a paz e isso se faz devido a boa relação em comunidade, aprender a se relacionar com pessoas diferentes umas das outras é um grande passo para a humanidade. Transmitir cultura, passar conhecimentos de geração a geração e formular novos conceitos é característica importante para haver um bom desenvolvimento de cada um.
O ambiente onde se vive é fator fundamental para analisar as diversas formas de educar que existem. Muitas dessas formas são delimitadas de maneira nada amigável, por uma força dominante, um poder que impera. Tudo que é imposto violentamente não pode ser sadio, existem prós e contras, há opiniões a serem respeitadas. E se a educação começa privando alguém de se expressar isso pode ser um grande problema no futuro.
São as escolhas que regem o comportamento, uma escolha errada pode mudar todo o percurso de uma vida bem-sucedida e digna, limitando a capacidade intelectual e despreparando o indivíduo a se adaptar ao mundo moderno.
Enfim, a educação deve partir de um conjunto de métodos elaborados não por quaisquer, mas bons educadores que garantam a formação moral e os impulsionem a expandir sua sabedoria, fazer descobertas e buscar soluções otimistas para os problemas do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário