O que seria a diferença? O que faz com que uma pessoa seja "diferente" de você? Essa palavra pode ter muitos significados e fazer realmente toda a diferença.
Se a palavra diferença fosse definida como toda e qualquer pessoa que não seja igual você ninguém seria igual a ninguém, mas realmente uma pessoa não pode ser igual a outra, não por etnias, cores, religiões, enfim culturas diversas, mas sim pela formação que cada ser humano possui, por seus princípios individuais, sua filosofia, seu modo de vida, de pensar, de agir, de realmente ver o mundo e encará-lo à sua maneira.
A diversidade se vê presente aonde for e conviver com ela pode não ser muito fácil, pode até haver discordância de ideias, opiniões contrárias e isso realmente é importante para o desenvolvimento humano, porém, o respeito deve ser indispensável nas relações entre as pessoas.
A exclusão de pessoas que diferem do seu ambiente pode gerar conflitos, ainda mais aquelas que precisam visivelmente de recursos para fazer parte de uma sociedade. Se um indivíduo não for respeitado ele não terá respeito por ninguém também.
Existem diversas desigualdades, tanto sociais como econômicas, em que prevalecem o preconceito a pessoas pobres, negras, homossexuais, de outras religiões, nacionalidades, pessoas portadoras de deficiência e, até mesmo quanto ao estilo de música. Muitas vezes essa xenofobia chega até a agressões físicas.
Cada pessoa se faz única, um ser singular, movido pelos seus sonhos e objetivos. Quando a própria pessoa se designa diferente dos demais, mostra-se preconceituosa consigo mesma, e isso dá motivos para que os outros vejam com outros olhos também, por isso o respeito deve partir de si mesmo.
Compreender e aceitar a própria diferença é o primeiro passo para se relacionar com as pessoas ao seu redor e entender que todos são iguais perante a lei, mas com suas respectivas particularidades. O bom convívio com o meio rege o início para um futuro em que as pessoas viverão em harmonia. Um futuro de ações humanizadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário