quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A importância da música na vida das pessoas

A música pode abranger muito mais determinações do que simplismente ser considerada a arte de combinar os sons. Além de ser agradável aos ouvidos, a música participa do processo de formação do ser humano e expressa o íntimo das pessoas em diversos momentos, relacionando o gosto musical de cada um com a sua personalidade.
Em ocasiões como celebrações, a música torna-se indispensável na vida das pessoas, sendo uma espécie de consolo em dias difíceis e extravasamento em dias especiais. A melodia, a letra da música em si, ou ambos, fazem com que as pessoas se identifiquem e se permitam transportar para um mundo paralelo de imaginações, relaxamento, e felicidade.
A música é muito particular, cada qual tem preferência para um tipo de gênero musical e essas pessoas que possuem um mesmo gosto tendem a se unir, estreitando relações e compartilhando sentimentos mútuos. Porém, criar laços com outras tribos, escutando suas músicas e estabelecendo um convívio saudável é fundamental para o desenvolvimento crítico e para a ampliação da visão de mundo dos indivíduos.
Entretanto, com a expansão tecnológica e intensa globalização, a música acabou tornando-se mercadoria. Criando-se, pois, músicas que agradem a maioria da população, visando sempre o consumismo do público-alvo para alcançar maior lucro. Desse modo, houve decadência das composições com relação ao conteúdo das letras, muitas delas sendo vulgarizadas, acompanhando as transformações pelas quais a sociedade moderna passou. Porém, um aspecto positivo dessas transformações foi que houve uma quebra do padrão, sendo possível a mistura de sons e timbres diferentes, modernizando a musicalidade e permitindo a criação de cada vez mais gêneros atendendo às preferências dos ouvintes.
Por conseguinte, a música é considerada um prazer do qual as pessoas desfrutam nos momentos de lazer. Mas também, há as profissões relacionadas com música, ou seja, os próprios músicos que têm o dom da criação e o poder de emocionar às pessoas, ou outros profissionais que se apoiam na música para o ensino, como professores que elaboram métodos pedagógicos criando musiquetas que facilitam o entendimento e estimulam a memoriazação.
Portanto, não são apenas os músicos que vivem de música, para qualquer um a música é um bem que deve ser preservado, mas que esteja e contínua evolução, fazendo com que traga bem-estar e mensagens de consolo e conscientização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário