domingo, 31 de outubro de 2010

Inclusão Social do Idoso

O idoso está sujeito ao pouco que lhe é oferecido na sociedade: pouca disponibilidade de atividades que poderiam estimular a memória, a criatividade e a própria aprendizagem sobre algo inovador e tecnológico, que os fizessem acompanhar as transformações do mundo moderno. Além de respeitar o idoso, valorizá-lo, de modo geral, é indispensável para criar um meio agradável para a sua vivência.
Em outras culturas, como se pôde observar, por exemplo na novela "Caminho das Índias", o idoso é extremamente valorizado e respeitado, tendo a posição mais importante na família. Qualquer decisão a ser tomada é levada a ele para que dê sua opinião. Ou seja, acreditam na sabedoria e experiência de vida dos mais velhos para resolução dos problemas. Por outro lado, no Brasil, não se vê essa consideração com os idosos, pelo contrário, muitos deles são maltratados moralmente, fisicamente ou são tratados com indiferença pela maioria da população.
Diariamente, são repetidas cenas como a dificuldade dos idosos em subir escadas, ou até mesmo em atravessar ruas, ou ainda, aqueles que ficam em pé no ônibus, os quais mesmo tendo assento especial, são impossibilitados de sentar. Isso ocorre por falta de caridade e educação dos jovens e adultos que não respeitam os direitos básicos dos idosos. Até mesmo em alguns asilos, que deveriam ser casas de "repouso", mas ao contrário, lá são testemunhadas, muitas vezes, a violência que a terceira idade sofre e as carências de infra-estrutura e alimentação que existem nesse ambiente.
Desse modo, o ideal seria a criação de campanhas de incentivo dos mais velhos às atividades esportivas e culturais e o melhor modo de divulgar propagandas de inserção é através da mídia, que é um meio viável a todos. Também seria interessante a criação de novos espaços de lazer, arte e cursos de aprendizagem que disponibilizassem o espírito criativo e capacitado de cada um. Além de uma reestruturação de asilos, suprimindo as necessidades de cada estabelecimento, havendo uma reavaliação dos funcionários, analisando o desempenho destes em suas atividades e comportamento para com os idosos.
Portanto, isso só se tornará possível no momento em que houver participação conjunta do Serviço público e da comunidade, preocupada em estabelecer políticas de inclusão daqueles que não começaram a viver agora, mas possuem tantos direitos quanto nós, ou até mais, de aproveitar as oportunidades oferecidas com vitalidade.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A importância da música na vida das pessoas

A música pode abranger muito mais determinações do que simplismente ser considerada a arte de combinar os sons. Além de ser agradável aos ouvidos, a música participa do processo de formação do ser humano e expressa o íntimo das pessoas em diversos momentos, relacionando o gosto musical de cada um com a sua personalidade.
Em ocasiões como celebrações, a música torna-se indispensável na vida das pessoas, sendo uma espécie de consolo em dias difíceis e extravasamento em dias especiais. A melodia, a letra da música em si, ou ambos, fazem com que as pessoas se identifiquem e se permitam transportar para um mundo paralelo de imaginações, relaxamento, e felicidade.
A música é muito particular, cada qual tem preferência para um tipo de gênero musical e essas pessoas que possuem um mesmo gosto tendem a se unir, estreitando relações e compartilhando sentimentos mútuos. Porém, criar laços com outras tribos, escutando suas músicas e estabelecendo um convívio saudável é fundamental para o desenvolvimento crítico e para a ampliação da visão de mundo dos indivíduos.
Entretanto, com a expansão tecnológica e intensa globalização, a música acabou tornando-se mercadoria. Criando-se, pois, músicas que agradem a maioria da população, visando sempre o consumismo do público-alvo para alcançar maior lucro. Desse modo, houve decadência das composições com relação ao conteúdo das letras, muitas delas sendo vulgarizadas, acompanhando as transformações pelas quais a sociedade moderna passou. Porém, um aspecto positivo dessas transformações foi que houve uma quebra do padrão, sendo possível a mistura de sons e timbres diferentes, modernizando a musicalidade e permitindo a criação de cada vez mais gêneros atendendo às preferências dos ouvintes.
Por conseguinte, a música é considerada um prazer do qual as pessoas desfrutam nos momentos de lazer. Mas também, há as profissões relacionadas com música, ou seja, os próprios músicos que têm o dom da criação e o poder de emocionar às pessoas, ou outros profissionais que se apoiam na música para o ensino, como professores que elaboram métodos pedagógicos criando musiquetas que facilitam o entendimento e estimulam a memoriazação.
Portanto, não são apenas os músicos que vivem de música, para qualquer um a música é um bem que deve ser preservado, mas que esteja e contínua evolução, fazendo com que traga bem-estar e mensagens de consolo e conscientização.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Aviso!

Novidades!
A partir de amanhã postarei uns textos que fiz há um tempo atrás, redações dissertativas e narrativas, na verdade! Quero deixar registrado em algum lugar, e nada melhor do que no meu blog (:

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Cadê a informação?

Ontem estava conversando com umas pessoas e me surpreendo com a falta de informação delas. Estava conversando sobre uns filmes antigos, clássicos como Psicose, e as pessoas não sabiam do que se tratava! Isso é possível? Diziam ainda que não devem ter conhecimento sobre coisas do passado e saber de tudo! Tudo bem, concordo que não se deve saber tudo, apesar que particularmente eu gostaria de saber de tudo! Tento a cada dia, descobrir mais coisas, me informar sobre tudo, mesmo porque minha futura profissão como jornalista exige isso. Mas, não é uma obrigação, eu realmente tenho muito interesse sobre todos os assuntos, desde política a esporte e acho essencial ter conhecimento histórico, ou como dizem por aí, "velho" sobre os assuntos. Daí me perguntaram o porque disso, e eu disse que saber mais nunca é demais, faz bem pra sí próprio e para os outros. Pois, que pessoa gosta de conversar com uma pessoa desinformada e desatualizada? Eu me sinto péssima quando alguém fala de algo pra mim que eu não faço nem ideia do que seja, e não acredito que as pessoas gostem de se sentir assim, realmente. Nada melhor do que conversar a altura com qualquer um sobre um tema, e se não for a altura, pelo menos com uma base sólida, em que as pessoas possam trocar conhecimentos, assim os dois saem ganhando numa discussão. Isso me leva a pensar no motivo disso.. Será preguiça de se informar, pesquisar? Será falta de tempo? Ou desinteresse? Não acho nenhuma dessas opções válidas e lastimo que algumas pessoas pensem dessa maneira, se agarram a uma dessas opções ou todas elas, e se recusem a mudar esse pensamento. Espero que isso mude, como sempre eu espero..

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Tropa de Elite 2

Hoje finalmente fui assistir ao filme 'Tropa de Elite 2', na companhia da minha vó! E vou confessar que amei o filme, como eu imaginava que aconteceria mesmo.. O primeiro já tinha gostado, mas esse me surpreendeu e superou minhas expectativas em todos os sentidos!
Em vários momentos do filme senti diversas sensações: de emoção, passando por raiva e empolgação! Emoção com partes 'tristes' do filme, como a morte do André, com a quase morte do filho do Nascimento e eu literalmente chorei na hora do depoimento do Capitão Nascimento na CPI.
Nas cenas de ação, tiroteio, confesso que me empolguei com as super produções e talz, apesar de odiar violência, as cenas foram super bem feitas, bem reais e isso despertou minha atenção, me prendendo durante o filme todo! Não deixando ficar cansativo em nenhum momento.
E os momentos de raiva, foram com relação a história/enredo que realmente superou demais o primeiro, tem toda uma trama e um sistema (literalmente) envolvido que você fica boquiaberto. Eu não sou mal informada, eu sei que tudo isso acontece, as corrupções, as trocas-de-favores, as horríveis mortes sem dó nem piedade, a impunidade dos poderosos, mas fico extremanete triste e com raiva disso! Desculpa, mas não dá pra se conformar, e ver que a ficção do filme, na verdade é a pura realidade. Que você nunca sabe em quem confiar, que sempre alguém está tentando cuidar do seu sem se importar com ninguém, sem respeitar a dignidade nem a vida dos outros! Nesse filme, deu pra entender mais como o Brasil está poluido por tanta falcatrua e violência e me dá medo saber que esse quadro não é fácil de reverter, pode demorar anos pra mudar.. E vai demorar, ou talvez nem mude, só piore! E pensar que em gerações futuras 100% da população brasileira vai estar no Bangú 1, como disse o Fraga, me dá arrepios :~
Enfim, sai desse filme pensando em várias coisas, não tem como não pensar e tudo isso por instante me dá desânimo, mas isso é momentâneo e logo me vem o impulso, a vontade por mudar isso! Não posso fazer muito sozinha, mas posso fazer minha parte, sendo honesta e verdadeira com os outros sempre. E isso é algo que eu não abro mão por NADA (:


terça-feira, 12 de outubro de 2010

Egoísmo

Vejo em jornais impressos, na televisão, e em todo lugar bem na minha frente, pessoas sofrendo, passando necessidades, com problemas tanto físicos quando psicológicos e isso me faz pensar em muita coisa e me faz dar valor a muita coisa também. Mas, exatamente por ter noção dessas coisas tristes que acontecem por aí que me indigno quando uma pessoa pensa que o mundo gira em torno do seu umbigo e acha que seus problemas são os maiores do mundo! Não é assim que funciona, todos tem problemas não discordo, uns maiores do que os outros, e é normal que você dê importância ao seu problema e tente solucioná-lo. O ruim é quando acha que ele é o mais importante de todos e quando vai ver é uma coisa mínima, que nem se compara aos problemas dos outros. Não que você tenha que resolver os problemas dos outros, muitas vezes você não tem nem obrigação disso, porém em outras é como se o problema do outro fosse o seu próprio porque te afeta de uma forma que você não consegue viver em paz se não ajudar (não generalizando porque tem pessoas que vivem muito bem com isso de ser individualista). Foda é quando além da pessoa supervalorizar seu problema idiota, ainda não faz nada para melhorar. Sabe aquelas pessoas que reclamam a todo momento? Então.. Ao invés de perder tempo reclamando, vai, corre atrás, se mexe, sei lá.. QUALQUER COISA, mas lamúrias não vão fazer com que tudo fique lindo e maravilhoso num passe de mágica!
Enfim, o que eu quero dizer, é que se pudermos olhar os problemas dos outros profundamente vamos ver que os nossos não são assim tão grandes, e com isso vamos ter até mais 'cabeça' pra solucionar os nossos e arranjaremos até tempo de nos preocupar com os outros além de nós mesmos.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Dance, Dance Christa Päffgen - Anberlin

Ela tem o tempo...

Dizem que ela tem tempo ao seu lado

Fugindo da regra

Comandando os olhos dos garotos atrasados

Ela corre ao redor, sabendo todas as ruas por nome

Bem misteriosa, sombras encontram James Dean

Ela está intoxicando, em breve, a sua bebida favorita

Seu vestido negro todo bagunçado

Somente as orações das pistas de dança podem te salvar

Temperaturas aumentam e eu começo a me mover

Mas é você que está correndo nas minhas veias

Dizem que ela tem esperança

Pegou um abrigo até a lista de Hollywood, tomando controle

Quis meu coração mais dei a ela minha alma

Ela é como uma Paige Davis com beijo de Monroe

Desapareceu hoje e não deixou nenhuma pista

Mais algum dia irei saber seu nome.

Não precisa de nenhuma droga, você é minha química

Agora sou dependente, juro, sou clínico

Viciado nesses olhares, tendo chances hoje a noite

Preciso de uma dose desses olhos de heroína.

Não precisa de nenhuma droga, você é minha química

Agora sou dependente, não, sem cinismo

Viciado nesses olhares, tendo chances hoje a noite

Preciso de uma dose desses olhos de heroína.

Ela não é santa, mas te colocará de joelhos

Experimente ela, mas mesmo assim ela irá fazer o que quiser

Você acredita em Ciência? Ela é perfeita química

Ela queria meu amor, mas dei a ela todo o resto de mim.

"Querido Stephen Patrick:

Você vai me adorar antes que a noite se acabe"

Se Londres está ligando, não se atreva atender o telefone

Só sagrada como você poderia fazer esse órfão se sentir em casa

Lábios que não precisam de nenhuma introdução,

mas agora esperando por sua chamada

Se uma foto vale mil palavras,

então o seu toque vale todas elas.

domingo, 3 de outubro de 2010

Desabafo

Sou obrigada a fazer um post sobre essas eleições, não vou conseguir não fazer. Talvez por ser a primeira vez que voto para uma eleição grande assim, para presidente e tenho a consciência do quão importante isto é para o Brasil, ou talvez por simplismente me interessar pelo assunto ou por ter esperanças de que tudo possa melhorar, não sei ao certo, mas aí vai..

Acabo de saber que haverá segundo turno.. De certa forma é um alívio pois não quero que a Dilma vença de jeito nenhum, apesar que não sou nem um pouco a favor do Serra, mas estava com esperanças de que a Marina vencesse, mesmo sabendo que não tinha chances (pelo menos não por enquanto), mas acredito nela e de que, quem sabe nos próximos anos, seja a vez dela, e com o tempo ela poderá amadurecer também algumas ideias.

Mas uma coisa que não consigo aceitar é saber que o Tiririca recebeu 1.116.542 (6,23%) dos votos válidos no estado de São Paulo.. Como pode uma coisa dessas Brasil? Me explica por favor, porque isso é demais pra mim. O que faz com que um palhaço tenha tantos votos? Ignorância ou falsa ilusão de protesto? Falsa ilusão sim, pois isso não vai mudar nada no cenário político, pode ter certeza que eleger alguém que não sabe nem a função ao cargo que está se elegendo e que sua maior música de sucesso foi 'Florentina' não vai fazer do Brasil um país melhor, vai apenas afundá-lo mais ainda. Acho que as pessoas estão precisando amadurecer e rever seus conceitos.

Outra coisa que me deixou no mínimo inquieta, é a quantidade de pessoas que conversei que anularam seus votos, para MUITOS cargos.. Sei lá, eu sou totalmente contra anular voto.. Demoramos tanto para conseguir um país democrático e agora vamos abdicar do nosso direito? Eu entendo que talvez não tenham tantas opções de escolha, mas sempre há alguém com propostas boas, feitos importantes e currículo exemplar. Eu acho que é mais preguiça de pesquisar, de acompanhar o candidato do que dizer que 'não tem ninguém que presta', por favor não vamos generalizar. E tente ver a pessoa ao invés do partido, muitas vezes deixamos de votar em alguém por não gostar do partido e dessa forma estamos perdendo a oportunidade de ter alguém decente no poder.

Fora que eu ainda tenho na cabeça - por diversas conversas que tive com vários amigos meus -  que se todos que queriam votar na Marina e votaram no Serra por medo da Dilma ganhar tivessem votado realmente na Marina que é a candidata que queriam, talvez ela tivesse chance de ter conseguido a presidência. Mas, enfim não vou me aprofundar muito nesse assunto, eu não sou de falar de se, se e se..

A única coisa agora é analisar bem os candidatos, não apenas o que acontece no momento mas todo o histórico deles e tentar escolher o melhor para o Brasil, ou o menos pior. Mas, depois de ver essa porcentagem doTiririca, confesso estar um pouco desanimada, porém eu não me permito deixar de acreditar nas pessoas, posso até estar sendo sonhadora, mas é melhor assim. Pra mim pelo menos é.