terça-feira, 24 de agosto de 2010

Telencéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor!

Todos temos nosso telencéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor (como destacado no documentário 'Ilha das Flores') e é isso, principalmente que nos faz humanos dotados da capacidade de raciocinar e se movimentar. Mas, isso não quer dizer que todas as pessoas usufruam dessa habilidade da melhor maneira, apesar de o ser humano ter criado diversos benefícios e possuirem raciocínio o que os difere dos porcos, tomates, galinhas e afins também se utilizam dessa dádiva para fins bélicos, como a criação da bomba atômica. O que nos faz pensar que o ser humano não é de todo bom, pelo contrário tem seus defeitos, sérios defeitos. A desigualdade se reflete nos diversos povos, enquanto vemos pessoas com dinheiro comprando mais e mais e tudo da melhor qualidade, quem não tem renda se vê obrigado a ficar com as sobras dos porcos literalmente (como exemplificado no documentário). O que nos faz pensar sobre valores, se uma pessoa chega a esse ponto quais os seus valores? Não há mais nada, não há expectativas, não há mais telencéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor, há apenas um animal em busca da sobrevivência. Do mesmo modo que uma pessoa extremamente consumista, que só utiliza seu teléncefalo altamente desenvolvido e polegar opositor para contar moedas, não pode ser diferente. Uma das características do ser humano é sua 'liberdade', mas que liberdade é essa que em qualquer modelo que seja, tanto capitalista quanto socialista, são obrigados, ou se não influenciados a fazer/consumir aquilo que não querem? Há a liberdade de escolha, mas apenas dentro daquilo que está 'disponível' e dentro dos limites pré-estabelecidos pelas grandes corporações ou grandes personagens da história, como Bush (capitalista) e Fidel Castro (comunista). São extremos, ambos os lados. Porque escolher o muito ou o pouco? Por que não é possível ficar no meio-termo e saber administrar o dinheiro e mais do que isso o próprio pensamento, sem se deixar influenciar por ideias de outrens ou de coisas que são sugeridas o tempo inteiro, mesmo que inconscientemente? Eu voto pelo 'meio-termo'. Inocente aquele que acha que a sociedade atual pode se configurar no modelo socialista e ambicioso aquele que só pensa no capitalismo exacerbado...

Link Documentário:



3 comentários:

  1. filhota, esse documentário é foda.
    então, a questão é que essa é a norma de uma vida comum hoje, nascemos pra estudar, estudamos pra trabalhar, pra comprar um carro e uma casa, pra construir uma bela familia e todo essa coisa linda e agoniante.
    ser é bem mais importante do que ter, mas todo mundo quer é ser, ninguem faz nada e todos ficam esperando pelo governo, pelos outros ou por um deus que lhe ensinaram a acreditar.

    a vida é só tua, escolhas e consequências: boas ou más.

    ps: tu escreve mt bem, te amo coisa linda.

    ResponderExcluir